I Fórum Salvador Vai de Bike acontece nesta sexta-feira


Evento contará com a palestra "Como Melhorar a Convivência entre Carros e Bikes nas Metrópoles Brasileiras"

A Prefeitura do Salvador, através do Escritório Municipal para a Copa do Mundo (Ecopa), realiza nesta sexta-feira (20) o I Fórum Salvador Vai de Bike. O evento será aberto pelo prefeito ACM Neto e acontecerá das 8h às 17h, no auditório da ONG Mais Social, no Parque da Cidade, no Itaigara. O projeto será apresentado à imprensa neste sábado, em coletiva, às 8h30, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, quando o prefeito apresentará uma das estações do Movimento Salvador Vai de Bike e as bicicletas.

O encontro de sexta-feira reunirá gestores, especialistas, empresas, legisladores e organizações da sociedade civil que conhecerão o Movimento Salvador Vai de Bike – projeto que tem como intuito incentivar o uso de bicicletas na cidade. A palestra será ministrada pela arquiteta, jornalista, ciclista e videorreporter Renata Falzoni, uma das principais ativistas do uso de bicicletas no país, que falará sobre o tema “Como Melhorar a Convivência entre Carros e Bikes nas Metrópoles Brasileiras”.

Projeto

Além do compartilhamento de bicicletas, o movimento também pretende criar circuitos de lazer com operação de ciclofaixas e ciclorrotas; conscientização, educação e atividades pró-uso de bicicletas; ampliação, implantação e requalificação da infraestrutura urbana; e políticas públicas voltadas para o setor. A expectativa é que a iniciativa tenha impacto positivo tanto na mobilidade urbana como na difusão de uma cultura de sustentabilidade entre os soteropolitanos, com o incentivo à utilização de transportes alternativos não poluentes e a consequente redução da emissão de gases nocivos à saúde.

O Movimento Salvador Vai de Bike é um conjunto de iniciativas relacionadas à promoção e estímulo ao uso de bicicletas na cidade. Desenvolvido pela Semut, em parceria com o Ecopa, o projeto conta com a participação da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo do Município (Sucom) e Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Fonte: Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)