Expedição Costa do Cacau

De 11 a 15-11-16 o Pedalada da Noite através de Fernando e Carlão realizou a Expedição Costa do Cacau, concluindo assim toda Costa do Litoral da Bahia pela areia da praia.
Saimos 11-11 com destino a Itacaré. Começamos a pedalar dia 12 as 6:30, 7 Km após Itacaré, no primeiro acesso a praia. Fomos obrigados a abandonar a areia em Serra Grande e na comunidade paramos no Bar do seu Dudu para hidratação, onde conhecemos o pinguço Raimundo, esperando o bar abrir para tomar a primeira do dia. Figuras de Gibi.
Logo por ali chegamos ao mirante de paisagem paradisíaca e exuberante, aproveitamos para umas fotos e descemos para a praia. Após mais 25 km de areia branca e batida chegamos a Ponta da Tulha. Em uma barraquinha da Alzira conhecemos Sr Franci Maniçoba, que depois de longo papo nos cedeu gentilmente sua residência para pousarmos, junto com sua esposa D. Fátima.


Partimos para o segundo dia de viagem às 7:00 horas com destino a Olivença. Após 30 km de areia entramos em Ilhéus e cortamos a cidade de ponta a ponta beirando a orla. Visitamos o Porto, mas nossa entrada não foi permitida. Degustamos um bom chocolate,  seguimos viagem e voltamos para a praia logo após a saída da cidade. Chegamos em Olivença pelas 14:00 horas e fomos descansar na Estalagem de D Celi onde almoçamos e relaxamos.


Terceiro dia. Com destino a Una, em meio a um temporal, partimos às 7:00 horas. Logo nos primeiros quilômetros a chuva nos deu uma trégua. Mais 25 km pela praia , nos deparamos com um rio muito largo de águas profundas e precisamos recuar até um Resort abandonado, onde conhecemos o Mestre Garrincha, vigia do Resort que nos atravessou gentilmente pra outra margem do rio. Em meio a Single Tracks, subidas e descidas e muita lama, finalmente chegamos a Uma lá pelas 13:00 horas


Nos hospedamos na Estalagem da Lio, indicada por dois amigos que conhecemos no ponto de Hidratação, Cleiton e Danilo. Depois de longo descanso, saímos para o quarto e ultimo dia da Expedição com destino a Canavieiras, dessa vez 52 Km de asfalto. As 8:10 com chuva torrencial partimos para o nosso destino. A chuva mais uma vez aliviou nosso lado e aos 22 km percorridos paramos numa comunidade de Puxim do Sul, no bar da Cristiane para hidratação.
Às 14:00 horas aproximadamente chegamos em Canavieiras, onde fomos recebidos pelo Tio Guga e sua Esposa, tios de Fernando, concluindo assim a Costa do Cacau ao todo 210 km, e consequentemente toda Costa da Bahia.
Viagem sensacional onde passamos por lugares belíssimos e conhecemos pessoas maravilhosas. Vejam fotos  e clips, e aguardem novas aventuras.


Veja mais fotos no nosso álbum CLIQUE AQUI

Texto - Carlão Ribeiro

Fotos - Fernando Carvalho e Carlão Ribeiro